Correio Popular Notícia



Passagem aérea fica mais cara e vira vilã da inflação de setembro

Data da notícia: 10/10/2013
Foto:

(Da Redação) Apesar da aceleração dos preços de importantes alimentos, vestuário e itens de habitação, o grande vilão da inflação em setembro foi o aumento das passagens aéreas, num momento de intensa procura e alta de custos, reflexo do preço mais elevado do combustível --que tem cotação em dólar.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131010a-121.jpg[/IMG] Com a chegada do final do ano, quem sentirá no bolso é o consumidor. Os bilhetes ficaram 16,9% mais caros já no mês de setembro, após uma queda de 0,61% em agosto.
Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE, o combustível é o item de maior peso no custo total das companhias aéreas, que embutiram o aumento no preço das passagens. "As companhias alegam que não repassaram tudo, mas algum repasse ocorreu", afirmou.
Sozinho, o reajuste dos bilhetes aéreos correspondeu a 0,08 pontos percentual do IPCA de 0,35% --ou 24% do índice. Foi o produto que individualmente pesou mais na inflação de setembro --em seguida, veio o pão francês, com impacto de 0,04 ponto percentual, que também sobe na esteira da alta do dólar e do maior custo da importação de trigo.
A coordenadora do IBGE disse que a demanda por passagens aéreas fica aquecida por conta dos eventos que movimentam muitos turistas como o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, e o festival de música Rock in Rio. Nesse cenário de maior procura por bilhetes, ficou mais fácil para as companhias repassarem o custo maior com o combustível.
Apesar do forte reajuste em setembro, as passagens acumulam uma queda de 14,37% de janeiro a setembro. Em 12 meses, porém, a variação ficou positiva em 13,94%. O índice pega os meses finais de 2012, habitualmente cresce a procura por passagens áreas no fim do ano e os preços sobem novamente.

PASSAGEM ANTECIPADA ? A grande procura no período de férias, redução da oferta de assentos e alta do dólar, que afeta o custo de operação das companhias aéreas, têm sacrificado o bolso de quem precisa viajar de última hora. Para os especialistas, a melhor forma de viajar tranquilamente é realizando uma pesquisa de preços em várias companhias aéreas com antecedência para poder encontrar preços flexíveis na hora de viajar.

Fonte:






Noticia vista 1583 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.